Halloween

Este ano, apeteceu-me fazer umas brincadeiras de Halloween. Mas primeiro resolvi investigar um pouco sobre o tema.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta). O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano e o início do armazenamento de provisões para o inverno. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Halloween.
Esta era uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais ténue. A palavra Halloween significa provavelmente noite sagrada (Hallow Eve). No entanto, algumas pessoas acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.

Os Romanos adoptaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, abandonaram-nas.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

1 comentário:

  1. olá kerida, realmente desconhecia por completo estas informações. mt interessante esta tua pesquisa.bjinhos e bom dia das bruxas. aleandra

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante! Por favor deixe o seu comentário ou sugestão.

(Se não tem uma conta Google escolha a opção Nome/URL)

Para visualizar mais bolos clique em Mensagens antigas.