Abóbora Jack da Lanterna

Como não podia deixar de ser, fiz umas lanternas de abóbora.
A famosa lanterna feita de abóbora com uma cara assustadora tem a sua origem numa lenda irlandesa.
Um homem chamado Jack, num 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme numa moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo!
No ano seguinte, na noite de 31 de Outubro, Jack está a ir para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a apanhar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack tira um canivete do bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack liberta-o da árvore.
Um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas a sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e humilhado, também não permite a sua entrada. Mas manda-lhe uma brasa para que Jack possa iluminar o seu caminho na escuridão da noite. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Originalmente os irlandeses usavam nabos como "lanternas do Jack". Mas quando os imigrantes foram para a América, havia escassez de nabos mas abundância de abóboras. Então, na América, Jack O'Lantern (Jack da Lanterna) passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
E cá está o meu primeiro Jack da lanterna.

3 comentários:

  1. ai k linda abobora.. depos ainda me vais ensinar a faze-la... ta o maximo :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei da abóbora e principalmente da explicação!

    ResponderEliminar
  3. gostei do esta escrito sobre o jack da lanterna minha proffesora vai gostar do meu trabalho que ela falo para fazer.

    ResponderEliminar

A sua opinião é importante! Por favor deixe o seu comentário ou sugestão.

(Se não tem uma conta Google escolha a opção Nome/URL)

Para visualizar mais bolos clique em Mensagens antigas.